segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Uma horinha com Andersen


    
     Durante séculos, Contadores de Histórias espalham seus contos de magia e encantamento para os jovens de espírito. Alguns são engraçados, outros românticos, existem os assustadores, enfim, há de tudo um pouco. Por isso nós da Cia. Os Rouxinóis gostamos tanto de Contos de Fadas e ficamos felizes em apresentar o projeto “Uma horinha com Andersen”. Com esse projeto nós apresentamos através de um espetáculo de contação de histórias obras clássicas do autor Hans Christian Andersen, o maior autor do gênero.
     Contar, no espetáculo “Uma horinha com Andersen” algumas das obras desse ilustre autor é uma maneira de apresentar aos filhos dessa nova geração que encontramos perdidos em um mundo cada vez mais sem encantos e morais, um mundo mágico cheio de fantasias, e porque não dizer, ensinar brincando, que há sempre um fundo moral em cada palavra e que cada palavra pode ser guardada para sempre no coração de cada um. É apresentar uma porta e convidá-los a dançar a valsa do Imperador com a mais bela Princesa, rir do tolo que tentou tirar vantagens dos menos afortunados e até chorar quando a pobre menininha dos fósforos se vai. Contar Andersen é resgatar uma cultura bela que fez parte da educação e diversão de tantos durante muitas gerações e que hoje é quase esquecida.
     Não há palavra que descreva melhor o projeto “Uma horinha com Andersen” do que Resgate. Focamos esse trabalho em três fortes pontos. O resgate da tradição oral através do formato escolhido, ou seja, uma Contação de Histórias, o resgate da leitura divulgando onde o público pode encontrar mais obras do autor e enriquecer seus conhecimentos e o resgate cultural do gênero Contos de Fadas, já que é um gênero há muito esquecido e guardado nas estantes.

Um comentário: